Quantcast
Channel: Not Guilty Pleasure » Casa & Beleza
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

*Not Guilty Presents* Ideias para presentes de Natal #3 e #4

0
0
No post passado falei-vos de presentes gulosos, como os típicos chocolates e bolachas caseiras.
Hoje falo sobre duas categorias que também são típicas das prendas de Natal: roupa e produtos cosméticos.
#3 Vestuário e Calçado

Eu confesso que não me importo nada de receber os pijamas, as meias e os agasalhos de Inverno como presentes, maaaaaas……. nada de tecidos com origem animal!
Portanto, quem decidir oferecer roupa ou sapatos este Natal, toca a apontar:
  • Fujam das lãs, camurças, seda, caxemira, cabedal, couro, peles de qualquer tipo, coisas com pêlo verdadeiro, penas e etc, etc.
  • Escolham como matérias primas o algodão e o linho, a viscose ou o poliéster, por exemplo. Eu sei que algumas opções não são as mais ecológicas mas entre um casaco de pele, obtido através de exploração animal, e um casaco de poliéster, que também é poluente mas livre de crueldade animal, acabo por optar por este último!
Tal como no supermercado com os alimentos, nas lojas de roupa faço uma revisão completa à etiqueta para ter a certeza do que estou a levar.
Felizmente há várias opções nas grandes superfícies e encontram-se coisas giras e a preços apelativos.
Na Primark, a rainha das pechinchas, comprei um gorro, um cachecol, umas collants e umas pantufas, tudo pela módica quantia de 10€ e sem materiais de origem animal!
Este tipo de produtos são úteis (quem não gosta de andar agasalhadinho?), são fáceis de encontrar, económicos e facilmente temos uma prenda vegan-friendly, basta ter atenção aos materiais de que são feitos!
 No vestuário têm várias escolhas vegan, principalmente a nível internacional:
  • A “The Curch of Seitan”, uma marca do Reino Unido com um estilo descontraído/grunge (corrijam-se se estiver errada, eu sou uma nódoa nestes tópicos de moda e afins!)
  • A Herbivore Clothing, marca americana, com roupa “temática” vegan.
  • A Vaute Coutoure, para quem gosta de algo mais composto e para carteiras mais abastadas! (Este casaco e este também, são tãaaaao giros!!)
  • A Muso Koroni é uma empresa austríaca que aposta na venda de produtos vegan, orgânicos e de comércio justo. Podem encontrar roupas femininas e masculinas, roupa interior (pessoal que oferece/recebe meias – estas são bem giras :P) e também acessórios.
retirado daqui, daqui e daqui, respectivamente

A procura de vestuário vegan a nivel nacional torna-se mais difícil.
Fiz uma pesquisa e não encontrei nenhuma marca exclusivamente dedicada a roupas.


Conhecem alguma?
Há, no entanto, a Tecidos Ecológicos.
Esta marca vende algumas peças de roupa, mas a principal oferta são tecidos e itens de retrosaria em materiais ecológicos e vegan,  oriundos de fornecedores que praticam comércio justo.
(Leiam mais sobre a Marlene Oliveira, criadora deste projecto, aqui)
Quem tiver habilidade para a costura pode criar algumas peças bonitas com estes tecidos ou com os fios de tricot que a marca também vende.
Há ainda a possibilidade de adquirir cartões-presente, se quiserem oferecer a alguém que tenha a paixão pelas agulhas!

Quanto ao calçado temos marcas portuguesas a apostar em sapatos vegan, como é o caso da muito conhecida nae, que tem sapatos lindíssimos e pontos de venda um pouco por todo o mundo, para além da loja on-line.
A mais recente Walk in my shoes by Sandra Cóias, ainda está a dar os primeiros passos mas já me arrebatou com estas botas castanhas que adoro!!

Internacionalmente existe muito por onde procurar.
Destaco aqui 2 marcas: a Keep, da qual já falei, que em Portugal é vendida nas lojas 69Slam mas que tem loja on-line e a Macbeth, que entre outros produtos, vende sapatos vegan. O Filipe tem uns ténis Macbeth ao estilo AllStars que são super giros, confortáveis e que se têm mostrado resistentes.


Outros links cruelty-free que podem visitar:

  • Bourgeois Boheme – empresa britânica com sapatos produzidos em Portugal (no site ainda não estão visíveis os sapatos, penso que estão em remodelação)
  • MooShoes – site americano com sapatos muito giros, malas e outros artigos
  • Vegano Shoes – sapatos brasileiros, não consigo perceber bem mas penso que só fazem entregas no Brasil.
  • Fashion-conscience – roupa, sapatos, acessórios.
  • Compassion Coutoure – sapatos e acessórios
  • Opificio V – sapatos italianos
  • Beyond skin – site britânico de sapatos femininos
  • Eco-vegan-shoes – site britânico
  • Melissa – esta marca brasileira utiliza materiais sintéticos e recicláveis nos seus sapatos e são fáceis de encontrar no nosso país.





#4 Mimos Cheirosos

Perfumes, gel de banho, cremes para o corpo, esfoliantes, tudo isto são também presentes bem típicos de Natal, especialmente para as mulheres que gostam sempre destes mimos.

Não me irei alongar muito com este tema, leiam aqui o que já disse sobre os cosméticos vegetais.

Vamos às sugestões:

  • [Da’ki] – sabonetes artesanais, portugueses, com aromas muito apetecíveis, feitos com ingredientes regionais da zona do Fundão, maioritariamente vegetais (alguns produtos têm cera de abelha e mel, pelo que não são vegan-friendly) e não testados em animais.
  • LUSH – cosméticos artesanais, com ingredientes maioritariamente vegetais, desde sais de banho a esfoliantes, perfumes e gel de barbear. No site é fácil identificarem quais os produtos vegan, no lado esquerdo existe uma opção de filtro para que a visualização dos mesmos em cada categoria seja mais fácil. Para além da loja on-line têm loja física em Lisboa, em Oeiras e em Braga.
  • Organii – cosméticos biológicos e sustentáveis, não testados em animais. Nem todos os produtos são 100% vegetais e aqui têm de perder um pouquinho de tempo a pesquisar cada um e ver os ingredientes. Deixo-vos como exemplo os sais de banho inner peace ou o sabão negro hidratante.
  • Pronatural – têm o selo vegan e no seu site podemos encontrar perfumes, óleos de massagem e produtos para o rosto.
  • Urban Decay e Lime Crime – maquilhagem com opções vegan. Na urban decay são os produtos com o símbolo da pata roxa (se carregarem no link remeto-vos directamente à parte dos produtos vegan) e na Lime Crime ao clicarem nos ingredientes do produto têm a informação se é um produto vegan ou não. A urban decay encontra-se facilmente em perfumarias, a lime crime podem encotrar nesta loja on-line portuguesa.
  • Fair-Fair – Produtos de higiene para homem (têm um cabaz, até) e maquilhagem para as meninas.
Quanto à The Body Shop, não faz testes em animais mas ainda não percebi se usam ingredientes animais em todos os produtos ou se apenas em alguns e nos rótulos às vezes é difícil de perceber.
A Caudalie, que era uma das minhas marcas favoritas, com imensos produtos fantásticos exclusivamente vegetais e que não testa em animais, começou há algum tempo a vender para a China, logo, testes animais obrigatórios, logo, bye bye caudalie! :(

Para finalizar deixo-vos uns links que falam destes temas e que achei interessantes:

* As sugestões de Natal da Márcia, do Compassionate Cuisine.
* Vegan Starter Kit, um guia para o estilo de vida vegan, onde podem encontrar informação sobre vestuário adequado.

O que acrescentariam a estas dicas de roupas e cosméticos adequados a presentes vegan?
 
 
Gosto ver novas sugestões e conhecer novas marcas, por isso se conhecerem marcas diferentes, falem-me delas! ;)
No próximo e último post desta série:
*Not Guilty Presents* livros, espectáculos livres de animais.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images